top of page

Queremos a sua opinião! Deixe o seu comentário.

Como a realidade aumentada vai transformar o relacionamento com o cliente


Com a tecnologia é possível transformar qualquer conteúdo em um vídeo interativo; em 2020, cerca de 100 milhões de consumidores comprarão em ambientes de realidade aumentada

A tecnologia está transformando empresas de todos os setores e portes por meio de soluções capazes de criar experiências personalizadas ao cliente e proporcionar a inovação necessária para manter a competitividade. Nesse cenário, entra em cena a realidade aumentada, ferramenta que permite que o mundo virtual seja misturado ao real, combinando capturas de imagens com projeções em 3D. Ao criar a ilusão de que novos elementos fazem parte do ambiente, a ideia é gerar mais interação e abrir uma nova dimensão na maneira como as pessoas adquirem produtos, interagem com o atendimento ao cliente e se engajam em ações de marketing.

Segundo projeções do Gartner, em 2020, cerca de 100 milhões de consumidores vão comprar em ambientes de realidade aumentada. Até o final deste ano, estima-se que uma em cada cinco das principais marcas de varejo globais já tenham implementado recursos de RA. Como exemplos, a Ikea, de design de móveis, fornece um app de RA para os clientes conferirem como ficaria o produto em sua casa, e a DWR, do mesmo setor, usa uma plataforma na qual o vendedor exibe como o móvel ficaria na casa do cliente ao incluir uma foto fornecida pelo possível comprador. Estas abordagens fornecem insights relevantes para as equipes de vendas, atendimento e marketing sobre os gostos e interesses dos públicos, além de uma experiência muito mais imersiva.

“Oferecer ao consumidor uma experiência diferenciada, explorando todos os sentidos, é uma das vantagens da tecnologia”, diz Roberto Kanter, especialista em varejo, serviços e tecnologia. Segundo ele, na prática, basta o usuário apontar uma câmera para um cenário real, que ele poderá ser visto a olho nu. Por exemplo: é possível saber como uma roupa fica no corpo, apenas direcionando o celular a ela, como se fosse tirar uma foto. Com símbolos que já foram programados e pré-estabelecidos para o local e que funcionam como marcadores, a câmera consegue transmitir um sinal para um software que entra em ação e analisa os marcadores, ângulos e distâncias, criando sobreposições na tela do dispositivo.

Com esta transformação digital integrada ao sistema de gestão de relacionamento com o cliente, a marca passa a conhecer o cliente muito melhor e pode propor ações para engajá-lo de forma mais assertiva. Uma equipe de vendas conectada poderia na loja física do varejo propor uma cadeira semelhante à que o cliente escolheu para sua casa na simulação em realidade aumentada.