4 pessoas que mudaram o modo como vemos o varejo

Neste ano, o World Retail Congress homenageia executivos que mudaram o varejo no mundo

No mundo, existem pessoas que não se limitam a ficar olhando as mudanças acontecerem ao redor. Elas são protagonistas dessas mudanças. Dependendo do que for, essas pessoas transformam mercados ou até mesmo criam novos. No varejo não é diferente.

Para homenagear grandes nomes do setor, há dez anos o WRC (World Retail Congress) criou o World Retail Hall of Fame – um reconhecimento àqueles que foram pioneiros em seus segmentos e empreendedores que mudaram o modo como as coisas interagem com o varejo.

Na edição de 2017 do congresso – um dos maiores do mundo sobre varejo – e que acontece entre os dias 4 e 6 de abril, em Dubai, nos Emirados Árabes, o WRC escolheu quatro nomes, de uma lista de mais de 100. Eles ajudaram a criar um varejo moderno ao redor do mundo. Veja quem eles são:

1. Terry Lundgren, CEO da Macy’s Uma das maiores cadeias de varejo do mundo, a Macy’s por muitos anos dita para onde caminha o varejo de departamento. A companhia, que inclui as marcas Macy’s e Bloomindale’s, tem sofrido com as diferentes demandas dos consumidores, mas segue firme. Lundgren está na companhia desde 2003, mas sua carreira no setor começou em 1975, quando ele era trainne da Bullock’s, que agora é da Macy’s. Passou por departamentos de compras, recursos humanos.

Hoje, a Macy’s é uma cadeia nacional com mais de 800 lojas de departamento em 45 estados dos Estados Unidos. Além da Macy’s e da Bloomingdale’s, a companhia também opera a Bluemercury, uma rede de beleza e spa com mais de 100 lojas em 20 Estados americanos. Lundgren chegou a ser nomeado como um dos TOP 30 CEOs de 2015.

2. Martha S. Wikstrom, fundadora e CEO do fundo Atelier A executiva tem mais de 30 anos de experiência com o setor de varejo. Ela fundou o fundo, especializado em aquisições e desenvolvimento de marcas de luxo e hoje está no conselho de várias empresas, como Fortnum & Mason, Johnstons of Elgin, The Rug Company, Farrow & Ball e Harrys of London.

A executiva liderou marcas de moda e acessórios da Compagnie Financière Richemont. Ela também atuou na Harrods e esteve por 19 anos na Nordstrom, onde ela saiu de uma assistente de vendas de meio período para presidente de Full Line Stores Group.

3. Micky Jagtiani, Chairman da Landmark Group O grupo é um gigante do varejo. Ao todo são mais de 57 marcas, sendo 27 próprias e outras 30 marcas de franquia. O grupo foi fundado em 1973 em Bahrain, no Oriente Médio, e hoje opera 2.200 lojas e emprega mais de 58 mil pessoas. Na lista das 500 pessoas mais ricas do mundo, o Chairman do grupo, Micky Jagtiani, lidera o grupo com uma filosofia que promove uma cultura dinâmica de empreendedorismo.

O executivo também está constantemente envolvido em causas sociais. Ele acredita que toda organização tem a responsabilidade de devolver algo a sociedade.

4. Renuka Jagtiani, Vice-Chairperson da Landmark Group A executiva esteve à frente do lançamento e sucesso da marca de moda do Grupo chamada Splash. Ela também liderou a entrada do grupo no setor de franquias de moda e no segmento de hospitalidade. Ela também dirigiu o negócio na Índia e é a força por trás do grupo de grandes iniciativas.

Fonte: NOVAREJO