Frio vai garantir venda do Dia dos Namorados no Rio Grande do Sul

O frio dos próximos dias no Rio Grande do Sul deve contribuir para que as vendas do Dia dos Namorados seja equivalente ao verificado na mesma data do ano passado, que totalizou R$ 345 milhões, sem crescimento real em volume de negócios, estima a Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo. Para o presidente da AGV, Vilson Noer, “os negócios nesse período têm crescido bastante na preferência do consumidor como evento promocional do varejo, fazendo com que o dia 12 seja uma data decisiva no bom desempenho do mês de junho”.

De acordo com o levantamento realizado pela entidade, 86,8% dos gaúchos presentearão na data. Mesmo assim, 53,6% dos entrevistados afirmaram que o valor gasto em 2016 será menor do que em 2015, e o valor do tíquete médio ficará entre R$ 90,00 e R$ 110,00. Para 55,2% dos gaúchos, o presente ideal para se ganhar no Dia dos Namorados é roupa (54,3%), seguido por perfumes e cosméticos (32,2%), calçados (29,9%) e livros (25,3). A grande maioria (85,7%) dos gaúchos estão apostando em fazer surpresa na hora de presentear, enquanto que uma pequena parcela (14,3%) dará o presente que o namorado(a) pedir. Roupas, perfumes/cosméticos, acessórios, livros, calçados, joias, flores e eletrônicos são as preferências de quem vai comprar presente para comemorar a data.

O perfil de pagamento é variado. Conforme o levantamento, 39,3% afirmaram que vão pagar o presente no cartão de crédito de forma parcelada, enquanto que 25% pagará em dinheiro, 16,7% em cartão de débito, e 14,3% usará o crédito em 1x. As lojas de rua serão a preferência de 51,8% dos entrevistados, 38,6% irá comprar nas lojas de shopping e 9,6% pela internet. Conforme Noer, a força do varejo gaúcho ainda está em lojas de rua na maioria dos municípios, fazendo com que uma boa comunicação de vitrines e de promoções possa ser decisiva nas opções de compra dos clientes em busca do melhor presente para comemorar o Dia dos Namorados.